(11) 4178-0713 / 4178-6684 - vendas@salemaprefabricados.com.br - Rua Dr. Vital Brasil, 1250 - São Bernardo do Campo

LAJE ECOLÓGICA

Histórico:

A mais de 10 anos fazemos testes procurando substituir cerâmicas ou eps, por elementos recicláveis, com fins de auxiliar na preservação ambiental.
A utilização das garrafas PET soltas em painéis treliçados, sempre apresentaram irregularidades na altura necessária de capeamento e nervuras da laje, devido sua movimentação durante a concretagem. Provocavam também aumento elevado no consumo de concreto, exatamente na “zona neutra” da laje, aumentando o peso próprio sem gerar nenhum beneficio.

A grande inovação, que na realidade é um aprimoramento do sistema, foi a fixação das garrafas pet em uma base com filme plástico, evitando sua movimentação durante a concretagem em obra.

Viabilidade Técnica:

A utilização de “elementos de enchimento” com materiais inertes, maciços ou vazados, esta prevista em Norma NBR14859-1, cuja resistência deve suportar carga mínima de ruptura de 0,7 KN.
Todavia, verificou-se que as garrafas pet, utilizadas pelo processo da Salema, apresentara maior capacidade de resistência comparada ao eps utilizado no mercado.

Viabilidade Econômica:

Sempre que se fala em materiais ou produtos ecologicamente corretos (tubos hidráulicos de plástico reciclado, papel reciclado, veículos elétricos, entre outros) na maior parte desses casos esse produto ecologicamente correto sai mais caro que os produtos convencionais que agridem a natureza.
No caso da Laje Ecológica da Salema, o custo do produto ecologicamente correto fica mais barato que as lajes convencionais com cerâmica ou EPS.

Consciência Ecológica

Nossa proposta vai alem da viabilidade técnica e econômica. Queremos incentivar uma rede de relacionamento e cooperação, objetivando a coleta de garrafas PET, evitando que elas sejam descartadas aleatoriamente, agravando problemas de enchentes e poluindo nosso meio ambiente.